Conheça um pouco mais sobre Dra. Laura
Dra Laura Balbinot
A pergunta que mais me fazem… Porque Cirurgia? E ainda mais, porque Oncológica?
Então aqui vai uma explicação breve do porquê disso tudo!
Não tenho relação parental com a Medicina. Fui a primeira da família.
Sempre gostei de programas e assuntos relacionados à saúde, então resolvi prestar no Vestibular a única especialidade que fazia sentido para mim, a Medicina. E hoje, posso afirmar que não fui eu que a escolhi, mas a Medicina me escolheu.
Cirurgia e Oncologia foram temas que sempre me chamaram a atenção na Faculdade. Como a Oncologia não podia ser escolhida sem primeiro ter uma base, a área cirúrgica venceu em preferência a área clínica na primeira escolha sobre Residência Médica.
Foram dois anos bem difíceis! Privação de sono, de convívio familiar, muito estudo e muito mas muito trabalho e dedicação àquela que literalmente foi mais a minha casa que a minha própria casa. Passava mais horas e dias no hospital, me dedicando às cirurgias e pacientes do que tendo um convívio social e familiar.
No último ano da primeira residência vem o momento de escolhermos qual subespecialidade seguir, aí que a Oncologia voltou a ter peso.
Durante o leilão de vagas da residência tive a oportunidade de escolher aquela que seria minha segunda casa em termos de Residência Médica, o Hospital do Câncer de Barretos.
Foram 3 anos incríveis, de muito trabalho e aprendizado ao lado daqueles que me ensinaram o verdadeiro Cuidar da Oncologia. Por fim, levo comigo uma frase do Juramento de Hipócrates que após vivenciar a Oncologia ela acabou fazendo ainda mais sentido:
“CURAR quando possível, ALIVIAR quase sempre, CONSOLAR sempre.”